Como funciona para trocar de contador?
O serviço de contabilidade é imprescindível para qualquer empresa que deseja ter uma boa saúde financeira e uma gestão empresarial assertiva.
Isso porque, ele facilita trâmites burocráticos, ajusta o setor financeiro, além de possibilitar uma economia de custos que permite que empresas invistam em crescimento. Desse modo, pode-se perceber que esse é um profissional de extrema importância dentro das organizações.
No entanto, para que essa relação funcione, é necessário que haja uma relação de confiança entre as partes, uma vez que o profissional contábil precisa conhecer sua empresa a fundo.
Por essa razão, se o seu contador não cumpre prazos, tem um atendimento de baixa qualidade, não responde suas dúvidas, e faz com que o desempenho do seu negócio diminua, é um sinal de que talvez seja a hora de trocar de profissional.
Uma dúvida que surge com isso é: como funciona para trocar de contador? Por isso, siga atento a esse artigo para saber como mudar de contabilidade, sem dores de cabeça, e sem causar prejuízos às finanças do seu negócio.
Tenha uma boa leitura!
É possível trocar de contador?
Essa é uma dúvida muito comum que assola diversos empreendedores. Mas saiba que é possível, sim, trocar de contador. Na verdade, esse é um direito de qualquer empresário ou gestor.
Apesar disso, é preciso levar em consideração alguns outros aspectos de forma a deixar todo o processo de mudança mais tranquilo. Veja alguns pontos para ficar atento:
- Observar se o contrato com a contabilidade possui alguma cláusula de fidelidade;
- Verificar se o contrato possui multa rescisória;
- Averiguar o prazo para o envio da documentação por parte da contabilidade antiga.
Desse modo, você não terá surpresas no momento da transição. Mas afinal, quais são os sinais que devem ser observados para saber se o momento de trocar de contador chegou? Confira a seguir.
Leia também: 5 dicas de gestão financeira para o sucesso do seu negócio.
Sinais para trocar de contador
Como já foi falado, a saúde financeira é algo muito importante para um negócio, e o papel da contabilidade é ajudar você alcançar esse objetivo com a sua empresa. A partir do momento em que sentir que isso não está ocorrendo já deve ser um sinal de alerta.
Além disso, a relação entre contador e empresário deve ser sincera. Então, a confiança é fundamental para o bom funcionamento dessa parceria. Ao perder essa confiança, as chances de sucesso dos negócios despencam.
Esses dois indicativos sobre a hora de trocar de contador, porém, não são os únicos. Veja a seguir, mais alguns desses sinais.
- Não cumprimento de prazos;
- Má comunicação;
- Lentidão nos processos;
- Falta de proatividade;
- Desatualização em relação à mudanças na legislação;
- Utilização de sistemas obsoletos;
- Falhas de comunicação.
Agora que você identificou o problema de relacionamento com sua contabilidade e deseja trocá-la, veja a seguir um passo a passo de como realizar esse processo sem grandes dores de cabeça.
Como trocar de contador?
A troca de contador é um processo relativamente simples, mas que exige cuidado e tato para que se evite dores de cabeça e situações desconfortáveis.
Confira a seguir um passo a passo de como trocar de contabilidade:
Verifique o contrato atual e informe sobre o desligamento
O primeiro passo para cancelar esse serviço é fazer uma análise detalhada do contrato com a contabilidade atual. Muitas empresas usam cláusulas de rescisão, de modo que você pague multas se quebrar o contrato.
Por isso, é preciso entender esse contrato para que se evite problemas no futuro.
Se tudo estiver dentro dos conformes, o próximo passo deve ser informar o encerramento do contrato com o contador atual. Idealmente, a contabilidade atual fica até o fim do mês e a nova assume logo em seguida.
Analisar pendências
Depois de avisar que irá trocar de contador, é interessante observar se há alguma pendência a ser resolvida com a contabilidade atual. É importante procurar por pagamentos em aberto em algum órgão governamental ou com fornecedores.
Não se esqueça de pedir todas as suas senhas e logins que estão nas mãos do contador atual. Além disso, para facilitar a transição, é preciso pedir que os seus documentos contábeis sejam enviados para o próximo prestador de serviços contábeis.
Assine o contrato de prestação de serviços
Após ter o seu contrato finalizado com a contabilidade antiga, é hora de assinar o contrato com o seu novo contador. Aqui, é imprescindível preencher um contrato de transferência de responsabilidade técnica.
Assim, a passagem das obrigações contábeis é corretamente feita da sua empresa para o novo profissional.
Como você pôde observar, a contabilidade é um serviço substancial para o crescimento saudável de um negócio. Sendo assim, é importante encontrar um profissional que te passe a segurança necessária para lidar com as suas finanças!
Contrate uma contabilidade de confiança!
Se você está pensando em trocar de contador e não sabe onde encontrar um profissional de confiança, gostaríamos de te apresentar a VMais!
Somos uma contabilidade digital que é referência no mercado, e que oferece diversas soluções para ajudar o seu empreendimento a mudar de patamar. Estaremos sempre trabalhando em prol do seu sucesso.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções!
Se interessou pelo artigo? Acesse nosso blog e siga nossas redes sociais para ler mais dicas de empreendedorismo.
Leia também: Entenda a importância do planejamento estratégico no processo de abertura de um negócio.