Entenda a importância do planejamento estratégico no processo de abertura de um negócio
Existem muitos obstáculos no processo de abertura de um negócio, e é preciso saber como enfrentá-los para ter sucesso no mercado.
Além de todas as burocracias que fazem parte da formalização de um empreendimento, ainda é preciso se certificar de que sua empresa será capaz de reverter o investimento inicial nos primeiros meses de atividade e começar a produzir lucro de forma sustentável.
A forma básica com que um empreendedor deve trabalhar rumo a esse objetivo é por meio da elaboração de um planejamento estratégico. No que diz respeito ao desenvolvimento e condicionamento de um novo negócio, poucas estratégias gerenciais são tão importantes.
Mas você sabe o que é um planejamento estratégico? Tem noção de como implementar essa ferramenta gerencial dentro da sua empresa? Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber!
Quer aprender mais sobre o assunto? Então siga com atenção e tenha uma ótima leitura!
O que é um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico empresarial é um conjunto de práticas e ações que visam estruturar o crescimento de uma empresa dentro de um plano de ações que envolve diversas áreas.
Confira a seguir os principais tópicos que formam um planejamento desse tipo:
- Análise de mercado e da concorrência;
- Tipos societários mais vantajosos;
- Atividade econômica a ser exercida e produtos primordiais;
- Plano de marketing;
- Estratégias para levantar capital de giro;
- Planejamento anual de crescimento;
- Orçamento previsto para cada um dos três anos seguintes.
Cabe mencionar que cada ponto de um plano de negócios desse tipo deve estar alinhado. Seja no quesito financeiro ou no aspecto do marketing, todas as estratégias devem estar sintonizadas, e todos os sócios devem estar em concordância.
Em empresas com múltiplos parceiros, que não são sociedades unipessoais, é preciso também dividir tarefas entre os sócios. Em novos negócios, o normal é que todos os parceiros envolvidos cumpram alguma função operacional além de terem parte na divisão de lucros.
Para que isso funcione de forma positiva, é preciso definir as atribuições de cada sócio antecipadamente, como parte do planejamento estratégico. Tudo isso deve ser acordado desde o processo de abertura do negócio!
Qual a importância do planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é similar a um roteiro. Seja para um filme, um vídeo, uma apresentação, uma aula: é muito mais fácil seguir um roteiro, com tudo planejado e previamente traçado, não é verdade?
No mundo dos negócios, isso se aplica à criação de uma empresa! É mais fácil ser bem-sucedido quando você estuda o comportamento do mercado, as ações da concorrência e as demandas dos clientes, ao invés de simplesmente abrir as portas do seu empreendimento sem nenhum preparo prévio.
De acordo com dados do IBGE, mais da metade das empresas brasileiras encerram suas atividades nos primeiros cinco anos de funcionamento. Em grande parte, isso se deve à falta de um planejamento estratégico no processo de abertura.
Se você deseja empreender de forma produtiva e lucrativa, é preciso analisar suas ações de marketing, controlar custos, fazer uma gestão cuidadosa do fluxo de caixa e buscar apoio de um profissional para executar um planejamento tributário.
Entenda a seguir os benefícios dessa prática de gestão empresarial:
Quais são as vantagens de fazer um planejamento estratégico ao abrir uma empresa?
Como você já pode imaginar, uma empresa que organiza suas ações e estrutura seu crescimento e o início das suas atividades por meio de um planejamento estratégico está saindo na frente das demais. Confira as vantagens desse método de gestão para um negócio em fase de abertura:
- Criar uma estrutura funcional dentro da sua equipe de funcionários;
- Trabalhar com mais produtividade desde a abertura do negócio;
- Planejar suas ações de marketing desde o início para fortalecer sua marca com mais facilidade;
- Adquirir mais capacidade de reverter os altos investimentos do processo de fundação da empresa;
- Ganho de confiabilidade, que é essencial para atrair mais investidores;
- Definir planos de ação prévios para situações adversas que a instituição possa a vir enfrentar, o que ajuda a garantir a saúde financeira da empresa;
- Motivação do corpo de funcionários por meio de metas de crescimento e um foco geral em resultados.
É claro que essas são questões gerais que circundam um plano de negócios inicial. Mais questões devem fazer parte disso, mas cada detalhe pode variar de acordo com o setor econômico do seu empreendimento.

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