VMais Contabilidade

incorporadora-loteadora-diferenças

Incorporadora e Loteadora: Conheça as principais diferenças

Se você ainda está começando no mercado imobiliário e ainda não domina todas as expressões do meio, é bem comum que surjam dúvidas no que diz respeito a alguns tipos de empresa. 

Um bom exemplo são as  incorporadoras e loteadoras. Apesar de muitas pessoas acreditarem que são a mesma coisa, cada uma dessas empresas exerce sua função e cuida de assuntos diferentes

Se você deseja saber qual é a diferença entre incorporadora e loteadora, continue lendo o artigo a seguir e veja o papel de cada uma dentro da construção civil. Vamos lá?

Leia em seguida: Contabilidade especializada no setor industrial em Belo Horizonte: Entenda os benefícios.

Qual a importância da incorporadora e loteadora? 

A incorporadora e a loteadora exercem papéis complementares dentro da construção civil. Uma vez que elas trabalham de forma a garantir que o projeto imobiliário e as construções sejam concluídas sem grandes transtornos. 

Confira abaixo como elas atuam: 

  • Idealizam e geram o empreendimento;
  • Cuidam de questões contratuais e burocráticas;
  • Fazem o registro do empreendimento nos órgãos correspondentes;
  • Garantem a entrega do imóvel; 
  • Entre outras responsabilidades. 

Como o leitor pode perceber, as incorporadoras e loteadoras praticamente comandam todo o processo do empreendimento, que vai desde o projeto até a entrega do imóvel. Agora que você já sabe da importância das mesmas, confira a seguir as diferenças entre elas. 

Loteadora

A loteadora, assim como o nome diz, tem a responsabilidade de realizar a abertura de lotes e bairros. 

Ou seja, este tipo de empresa é responsável pela criação de novos bairros dentro de um zoneamento urbano, isso faz com que seja também de responsabilidade da loteadora toda a infraestrutura do local.

 Isso significa a instalação da canalização de água, esgoto, energia, pavimentação, entre outros aspectos do espaço urbano. 

Incorporadora 

Enquanto isso, a incorporadora tem como responsabilidade principal, avaliar e identificar oportunidades no segmento de construção civil. A incorporadora também tem como finalidade resolver todas as questões legais e jurídicas do empreendimento. 

Geralmente ela atua em parceria com a loteadora, analisando o solo que foi parcelado. Cabe a mesma realizar a escolha do local onde o projeto imobiliário será feito, o tipo de empreendimento, as principais características do imóvel, modelo construtivo, tabela de vendas das unidades, entre outras questões. 

Podemos concluir que a incorporadora é a empresa que está em todas as etapas da construção civil, desde o projeto até a entrega do imóvel.

Os principais pilares de uma loteadora 

Diferente dos demais mercados, a construção civil demanda investimentos altos, atenção às tendências do mercado e um olhar crítico sobre o que acontece e como se transformam as regiões. Algo que muitas vezes não pode ser facilmente alcançado, demandando esforço, estudo e o suporte de profissionais preparados. 

Pensando em ajudá-lo a Visamais preparou alguns dos pilares da loteadora para que você possa entender melhor o assunto: 

  • Estudo de viabilidade eficaz;
  • Gestão de lançamento do loteamento;
  • Gestão de carteira e recebíveis;
  • Administração do loteamento;
  • Gestão de vendas e revenda;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Gestão de comissão e indicadores de desempenho. 

Com todas essas dicas na mão, fazer a gestão da sua loteadora com toda certeza, não será mais uma tarefa tão difícil. Outra alternativa bem mais prática é buscar uma contabilidade especializada neste tipo de empresa. 

Os principais pilares de uma incorporadora 

Agora, se você deseja saber mais sobre como conduzir uma incorporadora, este é o momento de entender melhor o assunto. 

Neste sentido, é preciso entender o mercado imobiliário, mas aqui a ênfase é na legislação. Como citado anteriormente, a função da incorporadora atua também do ponto de vista jurídico. 

Veja abaixo quais são os principais pilares para a gestão de uma incorporadora

  • Atenção a compra de materiais;
  • Gestão de estoque;
  • Administração de almoxarifado; 
  • Qualidade da mão de obra;
  • Investir em sistema de ERP;
  • Ter conhecimentos sobre a legislação;
  • Divulgação e marketing. 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas a respeito das diferenças entre loteadoras e incorporadoras. Se deseja empreender no meio imobiliário, conte com o suporte de uma contabilidade que entende do assunto. 

Entre em contato com os profissionais da Visamais! Somos uma contabilidade com ampla experiência neste segmento. Para ver mais conteúdos como este,  acesse o nosso blog e siga as nossas redes sociais!

Aproveite e leia também: Contabilidade para Operadoras e Administradoras de Planos de Saúde em Belo Horizonte: Conheça as soluções da Visamais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *