Entenda o que é gestão financeira e a importância para sua empresa
O desenvolvimento sustentável de uma empresa depende fundamentalmente de como é feita sua gestão financeira.
Se for de maneira eficiente, o negócio é capaz de gerar resultados positivos. Caso contrário, sendo realizada de forma ineficaz, o empresário pode conviver constantemente com dívidas, passivos e prejuízos.
Não é nenhuma tarefa difícil escolher o melhor destino para o seu negócio dentre essas situações elencadas, não é mesmo? A complexidade fica por conta de colocar em prática os melhores métodos de gestão financeira.
Porém, a prática leva à perfeição! Quando essas tarefas passam a ser executadas com eficiência, sua empresa passa a ter uma boa saúde financeira, redução de custos e potencial de lucratividade maximizado.
Justamente por essas consequências positivas é que vale a pena e é importante aplicar as fórmulas de uma gestão financeira eficaz. Continue a leitura desse artigo para entender como isso é possível!
O que é gestão financeira?
O conceito de gestão financeira é um conjunto de práticas voltadas para o cuidado com os recursos e capitais financeiros de uma empresa, indivíduo ou instituição. Isso é feito por meio de planejamentos, controle e aplicação de métodos eficazes de administração.
Por meio dessas medidas é que torna-se viável alcançar um desenvolvimento sustentável. Ou seja, crescer, fazer investimentos e gerar oportunidades de emprego sem precisar contrair dívidas severas.
Obviamente, os gastos fazem parte de gerir um negócio. Muitas vezes é necessário gastar mais para poder oferecer uma qualidade maior em um produto ou serviço. No entanto, por meio de uma gestão financeira eficiente, o empresário passa a ser capaz de eliminar despesas desnecessárias para alcançar mais resultados positivos.
Leia também: Pró-labore e distribuição de lucros, qual é a diferença?
Qual a importância da gestão financeira para sua empresa?
A gestão financeira abrange todas as áreas da empresa. Se não houver o devido cuidado com a alocação de recursos e com o controle das finanças, todos os setores do seu empreendimento podem sentir o impacto disso.
Suponha, por exemplo, que você é dono de um restaurante.
Caso a saúde financeira do seu estabelecimento esteja em baixa, certamente você não conseguirá ter capital para adquirir alimentos de qualidade, bons equipamentos culinários ou contratar funcionários qualificados para cada operação, desde o cozinheiro-chefe à parte logística.
Isso não se restringe apenas a negócios do ramo do comércio! Para quem é prestador de serviços, más práticas relativas às finanças acabam eliminando diversas oportunidades para que você se torne um profissional mais qualificado e com melhor capacidade para atender clientes.
A falta de gestão financeira pode gerar um “efeito dominó”, capaz de reduzir fortemente o nível do seu produto ou serviço oferecido e, consequentemente, impactar negativamente a sua geração de renda.
Nesse contexto, mais da metade das empresas que abrem no Brasil fecham as portas dentro do primeiro quinquênio. O motivo principal? A falta de planejamento financeiro e de qualidade na gestão!
Deu para entender qual a importância da gestão financeira para sua empresa? Agora, entenda como colocar em prática!
Como aplicar as práticas da gestão financeira em minha empresa?
A aplicação dos métodos de gestão financeira não é importante apenas para o presente da empresa. Na verdade, o objetivo é criar cenários futuros de sucesso para o seu negócio.
Para isso, porém, é fundamental que o gestor avalie métricas e indicadores para compreender todo o histórico da empresa e, em seguida, tenha efetividade para projetar uma realidade futura de lucros.
Veja a seguir alguns métodos necessários para aplicar a gestão financeira eficiente em sua empresa:
Analise indicadores financeiros
Como já falamos, projetar uma realidade de sucesso para o seu negócio perpassa por entender qual a situação atual. E o presente nada mais é do que consequência das ações passadas, não é mesmo?
Então, a melhor forma de ter um panorama atual da empresa é por meio da coleta e análise minuciosa de métricas e indicadores financeiros. Eles podem ser:
- Margem de lucro;
- Faturamento;
- Lucratividade;
- Margem de contribuição;
- Giro de estoque;
- Ticket médio;
- Ebitda;
- Balanço financeiro;
- Liquidez corrente;
- ROI;
- Giro do ativo;
- Imobilização de patrimônio líquido.
Então, analisar esses indicadores é fundamental para evitar grandes impactos oriundos de imprevisibilidades, crises e traçar caminhos de prosperidade e sucesso.
Planejamento e controle financeiro
Para que uma empresa possa atuar efetivamente em prol de uma gestão financeira eficaz, é necessário, antes de mais nada, se planejar para as ações a serem tomadas. Logo, os dados coletados são importantes para que o gestor possa ter um melhor controle das suas finanças.
Enquanto planejar tem a ver com estabelecer metas e estratégias para que elas possam ser alcançadas, controlar diz respeito às práticas diárias efetuadas na rotina do seu negócio. Dentre os principais exemplos, podemos destacar:
- Elaboração de um planejamento estratégico;
- Definição de objetivos realistas;
- Controle do fluxo de caixa;
- Emissão de relatórios financeiros;
- Análise de demonstrativos;
- Criação de um plano orçamentário;
- Definição do capital de giro desejado;
- Separação entre contas pessoais e jurídicas.

Conte com a Visamais Contabilidade!
Uma das melhores formas de aplicar essas estratégias de gestão financeira em seu negócio é por meio da contratação de uma contabilidade, e isso só é possível quando esse escritório possui profissionais capacitados para isso.
Para isso é necessário contar com a ajuda de contadores que conheçam todas as nuances financeiras de um negócio. E é justamente isso que você encontra na Visamais!
Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções podem simplificar os processos gerenciais que você precisa executar!
Confira também o nosso blog e as nossas redes sociais para ler mais artigos e saber mais sobre o nosso trabalho!
Quer aprender mais sobre gestão financeira? Veja cinco dicas especiais que separamos para você: 5 dicas de gestão financeira para o sucesso do seu negócio.