VMais Contabilidade

holdings de proteção patrimonial

Holdings de Proteção Patrimonial: o que são e como elas podem ajudar seus negócios?

Uma das maiores preocupações de empreendedores, investidores, pessoas jurídicas e até mesmo pessoas físicas é saber qual a melhor forma para proteger seu patrimônio.

Quando não possuímos conhecimento suficiente, ou ainda, não temos uma orientação profissional segura, podemos acabar imersos em uma série de possibilidades incertas.

Uma das principais modalidades de organização e sistematização patrimonial e que vem sendo adotado pelos empresários, é a holding de proteção patrimonial.

Você deseja proteger os seus bens e benefícios e assegurar o futuro de sua família, descubra agora através do nosso artigo: o que são as holdings de proteção patrimonial e como elas podem ajudar a manter os seus negócios seguros.

O que é uma holding patrimonial?

Uma holding patrimonial é uma empresa com função específica de administração e gerenciamento dos bens imóveis de um grupo de pessoas que compartilham a sociedade de um negócio ou empreendimento.

Uma holding de proteção patrimonial é a maneira mais eficiente de se preservar um patrimônio e, portanto, assegurar a tranquilidade e segurança de todos os sócios e stakeholders envolvidos em um empreendimento.

Uma holding de proteção patrimonial também é responsável por evitar as interferências indevidas de questões de ordem pessoal ou social como as que surgem em decorrência de casamento com seus respectivos regimes de bens, desfazimento de necessidade, cultura de outorga conjugal dentre outras possíveis ocorrências que venham a acontecer entre seus sócios.

Uma holding também responsável por evitar para fins de sucessão patrimonial as consequências de inventários caros e morosos, testamento de instrumentos de expressão de última vontade dentre outros processos.

A implementação de uma holding de proteção patrimonial em seu empreendimento torna possível que, ainda em vida, o proprietário possa organizar e sistematizar da forma que preferir como seus herdeiros irão receber o devido patrimônio.

Uma holding, portanto, se assemelha a um planejamento sucessório responsável por definir o futuro do comando da empresa garantindo a continuidade do grupo empresarial conforme seu desejo, sem interrupções, deixando seu negócio organizado sistematizado e conscientemente adequado a sua realidade por meio de todos os instrumentos legais.

Quais os principais tipos de holdings

Confira a seguir quais são os principais tipos de holdings existentes:

  • Pura: possibilita somente a atividade de participação e controle em outras empresas;
  • Participação: possibilita sua participação societária, sem o controle de outras empresas;
  • Controle: tem objetivo de participação e quotas o suficiente para obter o controle societário;
  • Mista: permite que as atividades exercidas como comércios e prestação de serviços. 

Quais as principais vantagens de uma holding patrimonial?

O principal objetivo de uma holding patrimonial é facilitar a gestão e administração de bens imóveis em uma sociedade empresarial e conquistar benefícios fiscais e tributários.

A estratégia é bastante utilizada por empresários que possuem um robusto patrimônio a ser administrado.

Dentre as principais vantagens de uma holding de proteção patrimonial estão a redução da carga tributária incidente sobre o empreendimento e um maior controle sobre o planejamento sucessório, garantindo os devidos direitos de todos os stakeholders da empresa.

Saiba agora como essas duas principais vantagens são garantidas por uma holding de proteção patrimonial:

Redução da carga tributária incidente sobre a empresa

Uma holding de proteção patrimonial também será responsável pela sistematização e organização de toda a esfera tributária de uma empresa e a partir disso tornará possível a criação de estratégias que irão possibilitar, dentro da legalidade, a redução sobre a carga tributária incidente sobre a empresa. 

Este processo é conhecido na esfera contábil como elisão fiscal.

A sistematização estratégica de um planejamento tributário irá auxiliar e assistir à empresa na busca e implementação de estratégias jurídicas que a enquadre nas leis de incentivo fiscal.

Os benefícios de incentivo fiscal são todos baseados nas características da empresa como sua atividade econômica, porte e faturamento, estruturação, capital social, localização e outros fatores.

Auxílio no planejamento sucessório do empreendimento

Através de uma holding patrimonial também será possível determinar previamente como será realizada a divisão dos patrimônios caso o titular da empresa venha a falecer, o mesmo princípio será utilizado em situações de doação de cotas, definido o futuro da diretoria e do comando da empresa.

Esse planejamento evita uma série de transtornos e gastos com inventários e taxas de pagamentos tributários referentes a transmissão de causa Mortis, doação e inventários.

Como o leitor pôde compreender, uma holding de proteção patrimonial é um mercado que está crescendo ao longo dos últimos anos. Isso porque por meio dela é possível fazer a proteção quanto aos donos de seu patrimônio, fora os benefícios proporcionados aos seus negócios. 

Nós, da Visamais Contabilidade e Gestão Empresarial, temos como objetivo oferecer um serviço diferenciado e firmar uma parceria que realmente agregue valor aos nossos clientes, entre em contato

Para ver mais conteúdos como este acesse o nosso blog e siga também as nossas redes sociais

Aproveite e leia também: Abrir Empresa em Belo Horizonte: Conheça o passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *