Precificação de Produtos no Comércio: entenda como fazer e a importância para a gestão financeira
Precificação de produtos no comércio é um tema de grande discussão entre os empreendedores.
Uma vez que, por conta das frequentes mudanças no cenário econômico brasileiro e mundial, os custos sofrem alterações constantes, as quais devem ser repassadas para o valor dos produtos.
Com bases nessas atualizações de custo e valor, o empreendedor é capaz de otimizar sua gestão financeira e ainda contribuir para facilitar sua gestão financeira e melhor o custo-benefício dos produtos oferecidos à clientela.
Se você deseja entender melhor como ocorre a precificação de produtos no comércio e sua importância para a gestão financeira, então leia este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas.
O que é precificação?
O ato de precificar um produto no comércio significa basicamente definir um valor pelo qual aquele produto deve ser adquirido pelo consumidor interessado.
Normalmente o preço de um produto é definido a partir da junção de dois elementos, o custo de produção, ou valor de compra caso tenha sido revendido e as despesas adicionais para a obtenção do mesmo.
A verdade é que determinar o preço de um produto não é uma tarefa fácil, mas é essencial para bancar os gastos e manter o capital de giro positivo. Ofertar um preço médio de mercado, com pequenas variações, requer eficiência na produção, na aquisição e no controle dos custos.
Vantagens de uma precificação eficiente
Agora que você já entende melhor a importância da precificação, veja a seguir os benefícios e vantagens que uma precificação eficiente pode proporcionar para a sua empresa:
Visão clara do faturamento
Durante o processo de precificação de produtos para o comércio é muito comum que o empreendedor não saiba exatamente quanto a venda de cada produto contribui para o lucro da empresa, mas saiba quanto é preciso vender para pagar todas as contas.
No entanto, essa nem sempre é a conduta mais inteligente para contribuir com os negócios. Afinal, existem produtos que não são tão vendidos quantos os outros e que muitas vezes podem não compensar a comercialização.
A vista disso, ao adotar um processo de precificação eficiente, o empresário consegue mapear todos os detalhes do processo de formação do lucro, como taxas de rentabilidade, margem de lucro e verificar o ponto de equilíbrio do negócio.
Mais controle dos resultados ao final do mês
A segunda vantagem da precificação de produtos no comércio diz respeito à capacidade de controle sobre os resultados financeiros ao final do mês. Algo extremamente valioso para os varejistas que realizam uma grande quantidade de compras mensais.
Ao realizar o registro e monitoramento constante dos preços, o empresário é capaz de verificar quantas vendas foram realizadas no mês em prejuízo e os impactos das mesmas no caixa da empresa.
A partir dessas informações o preço de venda pode ser reajustado e estratégias para redução de custos podem ser elaboradas.
Vendas que geram resultados
Não importa quantas vendas são fechadas por mês ou quem dirá em um ano inteiro, caso os valores precificados para o seu comércio não estejam adequados à sua realidade, os negócios fechados dificilmente irão aumentar seu lucro.
Dessa forma, podemos definir que uma das vantagens mais significativas e que ajudam a fortalecer a gestão financeira do seu comércio diz respeito a um preço de venda que gere valor para a empresa e abasteça o caixa.
Estratégias de precificação
Mesmo que as estratégias de precificação possam sofrer mudanças ao longo do tempo, existem algumas técnicas e metodologias que podem ser aplicadas para ajudá-lo a definir o seu valor de venda. Por conta disso, nós separamos algumas das mais utilizada no comércio:
Estratégia Competitiva de Foco
A estratégia de foco significa que a empresa possui ou uma estratégia de baixo custo ou de alta diferenciação, podendo também utilizar ambas estratégias.
Um exemplo de comércios que podem fazer o uso deste tipo de estratégias são supermercados fit, exclusivos para a venda de produtos diet e saudável.
Ao atrair um público-alvo mais restrito e em busca de produtos específicos, o comercial pode usar desta justificação para dar mais credibilidade e sentido aos preços praticados.
Vale lembrar que no caso desta estratégia, é extremamente importante que o empresário esteja atento às margens de lucro e indicadores financeiros, por conta do seu público ser limitado, a sua receita pode não ser suficiente para suprir os custos totais.
Estratégia Competitiva de Custos
Diferente da diferenciação proposta no tópico anterior, neste caso a estratégia se baseia no volume de vendas que devem ser fechadas, visando sempre o controle da quantidade de produtos perdidos em estoque.
Neste caso, o destaque vai justamente para o preço praticado e não para o produto a ser adquirido. Competir levando em consideração os custos pode ser um tanto desafiador, visto que neste modelo a margem de contribuição é reduzida. Demandando um alto volume de vendas para obtenção do lucro.
Um exemplo que pode ser usado para exemplificar esta metodologia é a Amazon, cujo objetivo é vender produtos variados de baixo valor monetário com entrega expressa.
Estratégia Competitiva de Diferenciação
Apesar do nome e do conceito lembrar a primeira estratégia, aqui deverá ser levando em consideração não o foco da empresa mas o valor da marca de quem precifica ou comercializa o produto.
No geral essa estratégia é caracterizada por lojas localizadas em locais específicos, tem atendimento personalizado e fazem grandes investimentos no fortalecimento da sua marca. Essa é a estratégia de diferenciação que motiva a compra do produto justamente por tudo o que a loja representa.
Um exemplo clássico desse tipo de definição de preço são as marcas de moda e alta costura e também a Apple, conhecida por causar grande repercussão e filas em suas lojas quando são lançados novos produtos.
Como precificar os produtos de um comércio?
Após escolher uma das estratégias apresentadas acima, este é o momento de finalmente descobrir como fazer a correta precificação de produtos para o comércio.
1.Conheça todos os seus gastos
Faça um levantamento correto e detalhado sobre cada centavo gasto na produção e compra dos produtos do seu comércio. Com isso, você saberá todos os recursos despendidos e consequentemente quanto deve ser recuperado para cobrir os custos.
Registre de forma clara é de preferência em um local de fácil acesso tudo o que foi verificado, esses valores devem ser usados para definição da margem de lucro.
2. Defina sua margem de lucro
A segunda etapa para a precificação de produtos de um comércio passa pela definição do quanto o empresário pretende lucrar referente a venda de cada produto. Neste momento não basta apenas se atear a cálculos o foco é a geração de lucro, mas sem perder a competitividade do produto.
Sabemos que é uma missão complexa, por isso, é recomendado que o empresário busque uma orientação especializada neste caso.
3. Faça um estudo de mercado
Sua concorrência consegue praticar valores que você nem imagina como aplicar a realidade da sua empresa? Então este é o momento de entender o que está acontecendo. Faça uma pesquisa profunda sobre fornecedores, veja se os valores estão de acordo com o produto e investigue os preços praticados pela concorrência.
Vale lembrar que é fundamental que o empreendedor não entre em uma guerra de preços com a concorrência, visto que essa é vista como uma prática nociva no mercado.
4. Markup
Uma metodologia constantemente utilizada para precificação de produtos no comércio é o Markup. Com o coeficiente encontrado pelo cálculo, os empreendedores podem encontrar com mais facilidade o equilíbrio entre os custos e os lucros da empresa.
Para calcular, deve-se utilizar como base o custo de produção por produto. Com isso, deve-se ter em mente uma série de fatores, como:
- Despesas Fixas (DF);
- Despesas Variáveis (DV);
- Margem de Lucro (ML);
- Custo de Produção (CP).
Assim, chegamos a seguinte fórmula:
Markup = 100/100 – (DF+DV+ML)
Para chegar ao preço final, basta que o empresário multiplique os custos pelo número encontrado. O que achou deste conteúdo, foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários!
Se você precisa de suporte para a precificação de produtos, entre em contato com os profissionais da Visamais.
Somos uma contabilidade da cidade de Belo Horizonte, com vasta experiência de suporte aos empresários no comércio, ajudaremos você na precificação dos produtos, entre em contato.
Para ver mais artigos como este acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais.